Buscar
  • Dragão

Limpeza pós-ceia: dicas valiosas para arrumar a casa sem estresse.


A noite de Natal é um momento feliz onde reunimos amigos e família para confraternizar e celebrar. Entretanto, depois da festa, muitas vezes vem também a dor de cabeça em arrumar a bagunça. Para te ajudar a não deixar a sujeira acumular até o próximo ano, preparamos um post especial com dicas que vão facilitar a organização e arrumação da sua casa para as festas de fim de ano. Quer saber quais são? Continue a leitura.


Recolha toda a sujeira

O primeiro passo é bem simples. Com um saco grande, saia pela casa recolhendo todo o lixo que está espalhado, desde copos e guardanapos até embalagens e embrulhos de presentes do Amigo Secreto que ficaram pelo chão ou em cima da mobília. Para o lixo orgânico, como restos de comida, separe um saco diferente. Já para a louça suja, utilize uma bacia grande para colocar os pratos, talheres e copos.

Essas atitudes tornam seu dia mais prático, pois evitam que você tenha que repetir várias vezes o processo de se deslocar carregando o que ficou espalhado.


Coloque a louça de molho

Agora que você recolheu os pratos sujos pela casa, chegou a hora de lavar. Nas festas de fim de ano, é comum deixarmos esta tarefa para o dia seguinte. O problema é que muitas vezes a comida pode endurecer e grudar na louça.

Mas, calma! Você não precisa perder horas esfregando o material. Ao fim do jantar ou quando você acordar, separe a louça por grupos (talheres, pratos e copos) e coloque de molho em água morna e detergente para retirar parte da gordura e não deixar que ela manche a superfície, principalmente nas louças brancas ou transparentes.

Ao lavar, você perceberá que a sujeira sairá com mais facilidade.


Evite desperdícios

Ao separar o que vai para o lixo e conferir o que será destinado para a limpeza, no caso das comidas que sobraram, busque também ver o que ainda pode ser aproveitado para outras refeições. Este processo, deve começar após a ceia, guardando na geladeira o que estragaria com mais facilidade, como laticínios, carnes e verduras. Já o que puder ser mantido fora, deve ser coberto ou armazenado.

Atitudes como essa, além de manterem os alimentos próprios para o consumo por mais tempo, também evitam maus cheiros ou que bichinhos como baratas, moscas e ratos surjam.


Eliminar mancha das toalhas de mesa

Durante a ceia, uma coisa é quase certa: sua toalha de mesa não terminará a noite limpa, pois com o jantar e momento de confraternização é comum que seus convidados deixem cair um pouco de comida ou bebida na peça. Veja a seguir algumas dicas que facilitam a limpeza:

  • Vinho:

Em caso de manchas de vinho, esprema um limão sobre a sujeira. Depois, esfregue um pouco de sal e deixe fazer efeito por uma hora. Por último, lave normalmente com água fria e Lava Roupas + Amaciante Dragão.

  • Gordura:

Já para as manchas de gordura, esfregue o local sujo com detergente líquido e esfregue-o sobre a mancha antes de lavar. Assim, ela sairá com mais facilidade.


Eliminar manchas do sofá

Além da mesa de jantar, é comum também que o sofá da casa fique sujo pois é um espaço onde a família se une para conversar e, ocasionalmente, pode derramar alguma bebida ou comida na mobília. Para esta situação, também temos uma receitinha:

  1. Em um recipiente, misture detergente neutro e água morna;

  2. Umedeça a Esponja Multiuso Dragão com a solução e esfregue bem o local.

  3. Finalize passando um pano seco.

Anotou nossas dicas? Aproveite elas para curtir o Natal sem preocupação. Comente o que achou!


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo