top of page
Buscar
  • Foto do escritorDragão

7 erros mais comuns das donas de casa na faxina



Notou que seu piso está manchado ou que alguma peça de roupa foi danificada? Este pode ser o resultado de alguns erros que são comuns, mas que rotineiramente praticamos. Para você compreender quais são, preparamos um conteúdo com 7 erros simples que toda de casa já fez alguma vez durante a faxina.


Quer saber quais são para não cometê-los novamente? Continue a leitura!


1 - Não prestar atenção às indicações dos produtos

Os materiais para limpeza são resultados da combinação de químicos e possuem indicações de uso específicas que devem ser seguidas à risca para não danificar a superfície onde estão sendo aplicados e evitar possíveis acidentes. Muitas pessoas associam quantidade a melhores resultados na limpeza, entretanto, acabam exagerando na dosagem.

Para que isso não aconteça, é importante sempre ler as instruções do fabricante, evitando dosar o produto com outros objetos como colheres, copos, potes ou qualquer outro que não seja indicado pelo fabricante para isso. Vale lembrar também que por mais que os produtos tenham a mesma nomenclatura ou finalidade, não necessariamente eles têm a mesma forma de diluição. A quantidade de uso pode variar de acordo com o fabricante.


2 - Usar espanador para tirar poeira

O espanador é uma ótima ferramenta de limpeza, porém, não é ideal para a remoção de toda a poeira. Ele, na verdade, espalha mais o pó pela casa, dificultando a higienização do ambiente. Para resolver este problema, o ideal é que você utilize um pano umedecido com água para retirar a poeira acumulada nas prateleiras e decorações. Caso uma aplicação não resolva, você pode contar com a ajuda de produtos de limpeza como o Multiuso Dragão.


3 - Utilizar multiuso em qualquer superfície

Como o próprio nome diz, este produto apresenta soluções para vários tipos de limpeza e tem ação desengordurante e desinfetante, garantindo uma melhor higienização e brilho para superfícies de plástico, cerâmica, aço inox e outros. Entretanto, em alguns materiais, ele não é ideal para ser aplicado: é o caso da madeira e do tecido. Seu uso indevido nessas superfícies podem danificar e manchar. Como explicamos anteriormente, ficar de olho nas indicações de uso é imprescindível!


4 - Usar um pano para limpar toda a casa

Para facilitar a limpeza, muitas vezes usamos um só pano para toda a casa. Mas essa atitude, na verdade, espalha as bactérias pelos cômodos. Ao usar o pano no banheiro, limpar o chão engordurado da cozinha e depois passar pela sala, por exemplo, você está promovendo o intercâmbio de sujeira. O ideal é separar um pano para cada cômodo, com cores diferentes para não confundi-los.


5 - Começar a faxina pela limpeza do piso

Este é um dos erros mais comuns: ao iniciar a limpeza, muitas pessoas preferem varrer ou aspirar, entretanto, ao fazer isso, você só está tendo retrabalho. Afinal, após retirar os resíduos do chão e depois limpar os móveis, por exemplo, a poeira que estava em cima cairá, sujando novamente o chão. O ideal é que você sempre comece pelas partes mais altas como janelas e prateleiras e depois varra ou aspire.


6 - Usar água sanitária em todas as superfícies

Este produto é ótimo para uma limpeza pesada, mas vale lembrar que sua química é forte e não é compatível com toda superfície. Em materiais como granito, madeira e porcelanato, ela promove o desgaste, deixando o ambiente com manchas. Além disso, evite a aplicação direta. Busque diluir o produto em água, seguindo a dosagem certa para cada quantidade de água.


7 - Misturar produtos de limpeza

Quem é dona de casa, sabe: as “receitinhas” salvam sempre na hora da limpeza. Porém, nem todas as misturas com produtos de limpeza são seguras, como é o caso da combinação da água sanitária e bicarbonato de sódio. Ela gera gases tóxicos que, ao inalar, prejudicam a respiração.

Para não correr riscos, use os produtos separadamente, de acordo com as indicações do fabricantes. Os produtos Dragão foram desenvolvidos com qualidade para garantir uma solução completa para a sua limpeza.


Curtiu essas dicas? Comente qual desses erros você já fez!


7.437 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page