top of page
Buscar
  • Foto do escritorDragão

Aprenda a higienizar sua estante de livros corretamente.



Estar cercado de livros traz uma sensação de conforto, pois eles nos permitem viajar e conhecer outros lugares dentro de nossas casas. Infelizmente, muito se fala sobre a poeira, amarelamento e cheiro forte vindo especialmente dos livros mais antigos.


Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas para garantir uma estante sempre limpa e bonita.


Qual a forma correta de limpar os meus livros sem causar danos?


A limpeza deve ser feita por partes, primeiro é importante criar um cronograma de limpeza dos livros e estantes da casa. Uma vez por semana é interessante passar um espanador para tirar poeira e ao menos uma vez ao mês é necessário uma faxina mais cuidadosa. Nesta última, você vai precisar tirar os livros da estante e após espanar para tirar a sujeira superficial, é só pegar um pano microfibra com um pouco do nosso Multiuso Dragão e passar cuidadosamente sobre o livro e estante.


Assim que todos os livros estiverem limpos, é preciso deixá-los respirar um pouco. Para isso, basta ir folheando um pouco as páginas e esperar cerca de 10 minutos antes de colocá-los de volta na prateleira.


Como garantir que meus livros não vão ficar mofados e amarelados?


O amarelamento dos livros, tem muito haver com o tipo de papel utilizado pela editora, mas com os cuidados certos podemos aumentar sua durabilidade. Além da limpeza rotineira, é importante escolher corretamente onde e como armazenar os seus livros. Uma dica importante é nunca deixá-los em um local muito úmido, pois a umidade é o principal causador de mofos e fungos, o que além de estragar o livro, faz mal para a saúde.


Por outro lado, ao contrário do que se pensa, a resposta não é colocar os livros em contato direto com o sol, a luz em excesso causa amarelamento e muitas vezes apaga partes da capa. O ideal é deixá-los na sombra, sem exageros relativos à temperatura. Além disso, deixar um espaço entre o livro e a parede também é um grande aliado no cuidado e durabilidade, evitando o desgaste.


Sujou? Usa Dragão?


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page