top of page
Buscar
  • Foto do escritorDragão

Limpeza para quem mora sozinho: um guia prático para manter sua casa sempre limpa


Morar sozinho é um grande passo. Entretanto, as tarefas e responsabilidades também aumentam ao tomar essa decisão. Para manter sua casa sempre arrumada, é necessário organizar uma rotina com pequenas atitudes que otimizem a faxina. O primeiro passo para isso é planejar. Quer saber como? Continue sua leitura e saiba mais!


Planejamento

Este momento consiste em organizar suas tarefas de acordo com a complexidade e tempo de execução de cada uma delas, organizando também um cronograma que contemple cada uma delas. Você pode dividir suas atividades em três momentos: limpeza diária, semanal e mensal.


Limpeza diária

Estas são aquelas tarefas que são mais simples e podem ser facilmente conciliadas com a sua programação. Também são indispensáveis para manter sua casa minimamente organizada. São elas:

  • Arrumar a cama;

  • Lavar a louça após as refeições;

  • Varrer ou aspirar o pó;

  • Retirar o lixo e etc.


Limpeza Semanal

Já estas atividades exigem um pouco mais de tempo para organizá-las. Nelas, você pode tirar um dia da semana para limpar cada cômodo da casa, buscando realizar uma faxina um pouco mais pesada. Veja algumas:

  • Tirar o pó dos móveis e decorações;

  • Lavar roupas e passar;

  • Limpar janelas;

  • Lavar todo o banheiro e etc.


Limpeza mensal

Esta consiste em tirar um ou dois dias do mês para realizar uma super faxina, o famoso “Dia da Limpa”, buscando realizar aquelas atividades mais demoradas ou que exigem uma menor frequência. Dentre elas, podemos citar:

  • Limpar o fogão, incluindo o forno;

  • Tirar sujeira das paredes;

  • Higienizar sofá e colchões;

  • Limpar filtro do ar-condicionado e outros.


Produtos indispensáveis

Com o seu cronograma de faxina bem definido, é hora de pensar nos produtos de limpeza que serão utilizados no dia a dia. Além da funcionalidade, você também deve pensar na qualidade deles, afinal, ao investir em bons produtos, arrumar a casa fica muito mais fácil.

Neste caso, a Dragão oferece ótimas opções com preços que cabem no seu bolso: para roupas macias e perfumadas, opte pelo Lava Roupas e Amaciante Dragão; no caso das sujeiras mais difíceis, a Água Sanitária e Alvejante Dragão são ótimas opções; já para dar aquele toque de perfume no final, opte pelo Desinfetante Dragão.

Tendo essas dicas em mente, o próximo passo é pôr em prática algumas atitudes inteligentes que facilitam ainda mais sua vida.


Organização

Manter a casa em ordem é mais que limpar, é também saber como otimizar seu tempo e tornar tudo mais rápido. Para isso, algumas atitudes simples e inteligentes fazem toda a diferença para que a bagunça não vire uma bola de neve.


- Invista em utensílios que facilitam a arrumação: cestos e caixas organizadoras, bandejas, suportes e porta-trecos deixam seu lar mais organizado.


- Não deixe roupas acumularem no cesto: utilize dois períodos da semana para lavar as roupas e outro para passar.

- Confira a geladeira e retire o que está vencido: alimentos estragados além de deixarem o interior com odor, podem manchar.


- Invista em eletrodomésticos que facilitam a rotina: máquinas de lavar, microondas, cafeteiras ou até um aparelho de lavar louça deixam tudo mais rápido.


Dicas de limpeza que vão salvar seu dia

Como pôde ver, deixar a casa em ordem não é tão difícil quanto você imagina, ainda mais com as 4 dicas de limpeza que listamos abaixo. Veja alguns truques para agilizar suas tarefas!


1 - Multiuso para tirar gordura das panelas:

Além de ajudarem bastante na limpeza de pisos e móveis, o multiuso tem poder de ação desengordurante. Você pode utilizá-lo para remover a sujeira das panelas e, em seguida, lavá-la normalmente para garantir mais brilho.


2 - Fita adesiva para remover pequenas sujeiras:

Envolva as cerdas de uma vassoura com uma fita adesiva. Ao varrer, a sujeira grudará no adesivo e se tornará muito mais fácil remover os pequenos resíduos, como cabelos.


3 - Limpeza da pia:

Para a higienização da pia, coloque água quente pela superficie; depois, aplique água sanitária e esfregue o escovão; finalize com o detergente neutro. Além de matar os germes acumulados, essa prática ajudará a amolecer sujeiras que estavam grudadas.


4 - Banheiro perfumado:

Em um pote, misture sal grosso, 4 colheres de álcool e uma tampa de amaciante. Coloque a mistura em um cantinho ou prateleira para que o cheiro se espalhe por todo o cômodo.


Curtiu essa dica? Deixe sua opinião aqui.









50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page