top of page
Buscar
  • Foto do escritorDragão

Água sanitária na prevenção do Coronavírus

Adotar o álcool em gel como melhor amigo neste período de pandemia do novo coronavírus virou comum. Produtos com concentração alcoólica de 70%, além da combinação água e sabão, são aliados indispensáveis para a higienização. No entanto, um outro produto popular nos lares brasileiros também tem propriedades para ajudar na luta contra o vírus: a água sanitária.


Isso porque o produto diluído consegue destruir a cápsula de gordura que protege o coronavírus, que não sobrevive ao ambiente.



Para utilizar a água sanitária para limpeza, é preciso ter atenção em alguns pontos. Para que o produto com 2% a 2,5% de cloro ativo presente na composição seja diluído em água, deve-se usar uma dose entre 25 ml e 50 ml para cada litro de água, sendo a dose máxima utilizada para tratar das sujeiras mais difíceis.


A água sanitária deve ser diluída para utilização mais eficiente, pois o composto clorado, o ácido hipocloroso, se torna mais efetivo em pH mais baixo, que é o caso desta solução. A mistura pode ser armazenada em um local protegido da luz solar, para ser usada sempre que houver necessidade. Não esqueça de rotular a embalagem com “água sanitária diluída” e manter fora do alcance das crianças.


Apesar de a solução ser eficiente contra o coronavírus, o produto não é recomendado para higiene pessoal. Para evitar a agressão da pele, é recomendado utilizar luvas, principalmente nas soluções mais concentradas.



Máscaras de tecido

Para a higienização das máscaras de tecido é recomendado que a peça seja mergulhada durante meia hora (30 minutos) na solução com água sanitária. Após esse momento, o item deve ser enxaguado em água corrente e lavado com água e sabão. Quando estiver completamente seco, pode ser armazenado para um novo uso.



Objetos de uso frequente

Superfícies e objetos que são tocados com frequência precisam de mais atenção ao longo do dia. Chaves, interruptores, maçanetas e outras superfícies podem ser veículos para a transmissão de vírus e bactérias. Utilize a solução de água sanitária para realizar a higienização destes locais com frequência, umedecendo um pano limpo ou com auxílio de um borrifador.



Pisos, sapatos da rua e outras superfícies

Para higienizar sapatos que tiveram contato com o ambiente externo, umedeça um pano limpo com a solução, que pode ser colocado próximo à porta. Ao entrar em casa, passe as solas do calçado sobre o pano. Umedeça novamente, sempre que for necessário. Para este fim, pode ser utilizada a dosagem de 50ml/l, ou seja, um copinho descartável de 50 ml cheio de água sanitária para cada litro de água. Não esqueça de utilizar luvas para evitar o contato direto com o produto. O líquido pode ser utilizado para a limpeza de pisos, áreas abertas e sanitários.



Compras

Utilize um pano limpo umedecido com a solução de água sanitária para higienizar as embalagens de produtos vindos do supermercado. Lembre-se que, para esta finalidade, não devem ser utilizados os alvejantes perfumados.



Não deve ser utilizado em aparelhos eletrônicos

Pela característica abrasiva da água sanitária, ela não deve ser utilizada para limpeza de produtos eletrônicos, superfícies e objetos metálicos, pois pode danificá-los ou manchá-los.



É muito importante lembrar de continuar utilizando máscaras em locais públicos e manter a higienização corporal com álcool em gel.





167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page